Please enable JS

Compensar o sono perdido

17 de setembro de 2021


O sono perdido não pode ser facilmente recuperado, isso torna a mania de compensar a noite mal dormida com cochilos durante o dia uma pratica sem sentido. Isso é, o nosso corpo necessita de uma noite completa de sono para recuperar totalmente o desgaste sofrido durante o dia. Sendo o sono o principal responsável pelo bom funcionamento do nosso organismo a sua privação pode trazer muitos problemas ao longo da vida.

 

Compensar o sono perdido com cochilos durante o dia

É importante compreendermos que o nosso corpo necessita do sono profundo durante as noites para ter energia durante o dia. Por isso, os cochilos podem passar a sensação de descanso, porém não substituem a experiência de uma noite bem dormida. Assim, se você está tendo problemas para dormir e encontra dificuldades durante as horas de sono é importante investigar o que possa estar acontecendo.

O cochilo durante o dia pode até compensar um cansaço momentâneo do corpo, mas jamais irá reparar o sono perdido. Entretanto quando os níveis de cansaço são extremos, principalmente mental ele pode agravar o problema. Isso pode ocorrer quando o cansaço mental é maior que o cansaço físico.  Então o cochilo não atinge a qualidade de sono que o corpo precisa para estar 100%. Além disso, o nosso corpo precisa do sono noturno para liberar os hormônios que só são alcançados a noite. Por isso a opção saudável para o corpo e a mente é aproveitar as noites para dormir e alcançar o sono REM ou sono profundo.

A importância do sono REM

Sabemos que durante o sono nosso corpo produz e ativa a melatonina, que é o hormônio responsável por trazer regularidade ao sono. Assim sendo, precisamos ter noites tranquilas de descanso para que o corpo tenha a saúde desejada. Entretanto, não são todos que conseguem atingir as fases do sono para alcançar o sono REM.

Saiba mais sobre o que é o sono REM

Durante a noite nosso sono transita entre 3 estágios antes de atingir o sono REM. Dessa forma, antes de entrarmos em sono profundo, precisamos passar pelas etapas anteriores. Isso prepara o nosso corpo como um todo para alcançar a última fase do sono.

Entenda os ciclos durante o sono

A primeira fase do sono

Primeiro ciclo de sono ocorre justamente no período de transição entre a vigília e o sono. Logo, esse ciclo dura pouco minutos e é marcado pela diminuição dos sinais vitais do corpo, como respiração suave, batimentos mais leves e relaxamento dos músculos.

O corpo durante o segundo ciclo de sono

Já na segunda fase o corpo obtém um relaxamento maior, ocasionando também a diminuição da temperatura corporal e os movimentos oculares são cessados. Com isso as atividades cognitivas são enfraquecidas nos tornando menos vulneráveis a despertar com estímulos externos. Em uma primeira fase o segundo período do sono pode durar de 10 a 25 minutos, mas esse tempo pode aumentar em ciclos posteriores. No período noturno em geral, é nesse estágio que passamos a maior parte da noite.

O terceiro estágio marca o ciclo de sono profundo

Para finalizar os estágios do sono antes de alcançar a fase REM o terceiro ciclo é marcado pelo sono profundo. Nesse momento o seu corpo fica em extrema sensação de relaxamento e você depende muito dessa fase para ter total disposição durante o dia. Geralmente, permanecemos nesse ciclo entre 20 a 40 minutos entre a primeira metade da noite, e depois o tempo se torna mais curto. É importante ter ciência de que o sono profundo é indispensável para o crescimento, imunidade e também para aflorar a criatividade.

Então chegamos ao esperado sono REM

Enfim chegamos ao sono REM, nesse período o sono pode aparentar ficar mais agitado, mas é apenas um ciclo em que eventos fisiológicos acontecem. Os adultos podem chegar ao sono REM pela primeira vez após 90 minutos dormindo, e vivencia o ciclo durante toda a noite. Porém, é importante frisar que para chegar ao sono REM você precisa passar por todos os estágios anteriores. No sono REM os seus olhos permanecem fechados, mais as atividades oculares são ativadas, fazendo esses se moverem de um lado para o outro. Além disso, as ondas cerebrais ficam semelhantes a quando estamos despertos, também modificando a respiração, a frequência cardíaca e também a pressão arterial. Entretanto, os seus músculos continuam paralisados, o que impossibilita que o seu corpo reaja de forma física ao que acontece nos sonhos.

Como alcançar o sono REM, e a sua importância para o desenvolvimento corporal

Como mencionado acima, passamos por diversas fases durante o sono. Identificamos também, que esses ciclos são importantes para a manutenção de um sono saudável e tranquilo. Mas, é importante compreender que a melatonina só é liberada pelo corpo nos ciclos de sono noturnos. Portanto compensar durante e com cochilos durante o dia não proporcionam esse benefício. Dessa maneira, pontuamos que para que o corpo tenha total proveito do ciclo de sono e alcance o sono REM algumas medidas precisam ser tomadas.

Em primeiro lugar, evitar o uso de dispositivos emitentes de luz frequente, celular, televisão, computadores e notebooks. Outro ponto é evitar a ingestão de bebidas e alimentos à base de álcool e cafeína, sobre esse ponto já comentamos bastante aqui no blog. E para finalizar é importante manter o seu quarto totalmente escuro, e sim, procure sempre dormir no quarto e sem incidência de luz interna e externa. Uma vez que é no blackout que a melatonina é ativada e distribuída ao corpo e cumpre a sua função como reguladora do sono.

 

A duração das fases de sono

Veja, a seguir, a duração média esperada para cada tipo de sono:

*Fonte: Sleep National Foundation.

 

Interferências acontecem, mas precisam ser identificadas

Uma noite de sono jamais será igual a anterior, por isso é importante que você compreenda os sinais do corpo e vá dormir já nos primeiros indícios de exaustão noturna. Certamente, após um dia intenso de trabalho, o seu corpo estará gritando por descanso. Então é nesse momento que você precisa parar de lutar contra o ciclo natural do corpo e se render ao sono. Para que você aproveite a noite de sono e tenha dias mais ativos e produtivos no futuro. Saiba que uma noite incompleta de sono não irá afetar negativamente apenas o dia, mais também seus próximos ciclos noturnos. Tornando impossível que você consiga compensar o sono perdido durante outros períodos do dia. Além disso, alguns outros fatores podem prejudicar seu descanso.

 

O sono altera durante a vida e um fator interferente do sono é a idade

Nossas prioridades são alteradas durante a vida e o mesmo acontece para os ciclos de sono. Desse modo, podemos identificar que o tempo que um recém-nascido dorme é superior ao de um adulto. Outro ponto é que eles tem uma maior facilidade de atingir o sono REM e permanecem nele em períodos maiores. Agora com o envelhecimento o sono REM se torna mais difícil ser alcançado e em idosos o seu tempo é inferior as demais idades.

 

Saiba como a luminosidade afeta o sono

Primeiramente é importante compreender que a luminosidade externa é o fator que mais afeta o sono. Isso gera uma manipulação ao relógio biológico do corpo, e faz com que as células que são sensíveis à luz compreendam que ainda é dia. Logo, quem gosta de dormir cedo precisa aprender a eliminar a luminosidade do ambiente antes de dormir. Já falamos acima, luz acesa impossibilita que o corpo ative a melatonina. E é aqui que podemos compreender que tentar compensar o sono perdido com cochilos durante o dia não é viável, já que a luminosidade diária impedirá que o nosso corpo vivencie a totalidade do descanso.

 

O seu corpo vai sentir a inconstância no sono

Uma noite incompleta de sono precisa ser reparado no ciclo seguinte, agora várias noites em sequência trarão prejuízos para a qualidade do seu sono. Assim é importante analisar e compreender o que pode estar acontecendo para que a interferência possa ser cessada. Olhe para o ambiente ao qual entrega o seu sono e descanso e veja se ele atenda as suas principais necessidades. Seja como for, não abra mão do seu conforto durante a sua única atividade noturna, o sono. Observe o colchão, os travesseiros, edredons, e tudo o que envolvem o seu momento de paz. Busque identificar se algo não esta do seu agrado e repare aquilo que possa estar tirando o seu sono. Enfim, aproveite que chegou até aqui e olhe agora mesmo para as suas atividades noturnas e pontue se está tudo nos conformes.

Em suma, você terá um melhor aproveitamento noturno quando colocar o sono como prioridade, e nisso a Daune irá te ajudar. Aqui na Daune os produtos são idealizados e fabricados para proporcionarem a melhor experiência de conforto que você merece. Isso faz lembrar que você é o principal responsável pela qualidade dos nossos produtos, pois é por vocês e para vocês que a Daune dedica a sua história e o seu trabalho. Aqui o seu sono já é uma prioridade, mas e para você? Mude seus hábitos agora mesmo, e tire maior proveito das suas noites de sono.