POSTURA CERTA PARA DORMIR

A hora de dormir é talvez uma das horas mais esperadas do nosso dia. Além de promover o descanso e relaxamento, uma boa noite de sono também pode ajudar a controlar problemas de hipertensão, diabetes, diminuir riscos de doenças cardiovasculares e ainda prevenir a obesidade e depressão.

Um sono tranquilo e regulado nos faz acordar mais dispostos, melhora o humor durante o dia, favorece nosso desempenho físico e contribui na performance das nossas atividades durante o trabalho e estudos.

Mas a única forma de garantir todos esses benefícios proporcionados pelo sono é dormir na posição correta. Isso não apenas contribuirá para o seu relaxamento, como ainda irá ajudar na sua saúde em diversos aspectos.

Para dormir bem, é necessário que o corpo esteja na postura correta, mantendo sempre a coluna alinhada. Veja quais são as três posições corretas para dormir:

Deitado de lado

É a posição mais indicada, de preferência usando dois travesseiros: um para a cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço; com os joelhos semiflexionados, o outro travesseiro fica entre eles.

De barriga para cima

Nessa posição o ideal é usar um travesseiros baixo ou médio para apoiar a cabeça, que deve preencher o espaço entre a cervical e a nuca, para não hiperflexionar o pescoço. Outro travesseiro deve ser colocado entre os joelhos semiflexionados para que possam descansar.

Deitado de bruços

Essa não é uma posição muito indicada para o sono, mas algumas pessoas preferem dormir assim. Neste caso, o ideal é utilizar dois travesseiros baixos, um para a cabeça e outro embaixo do abdômen, na altura da curvatura da cintura.

Fonte: Revista Viva Saúde/UOL.










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