Dicas para manter a postura correta na hora de dormir e evitar lesões

A maioria das pessoas sabe que a postura é importante, mas ela não se aplica apenas para sentar-se ou ficar de pé. Os músculos e ligamentos das costas relaxam e se curam quando estamos dormindo. O Centro Médico da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, dá uma série de dicas evitar lesões, prestando atenção na forma como dormimos, além de como escolher colchão e travesseiros adequados.

Escolher o colchão:

Pouca pesquisa científica existe sobre qual é o melhor colchão para dor nas costas ou para manter a saúde da coluna. O colchão certo te faz levantar se sentindo descansada e livre de dores, A menos que você tenha uma condição que necessite de determinado tipo de colchão, você deveria escolher o que te dê mais suporte para as curvas naturais da sua coluna vertebral e que seja confortável. Muito macio ou muito duro não são os melhores. Ficar num meio termo é mais confiável. Considere trocar o colchão a cada dez anos.

Escolher um travesseiro:

Travesseiros não servem apenas para apoiar a cabeça e o pescoço. Dependendo da posição do sono, travesseiros adicionais podem ajudar a coluna a ficar devidamente alinhada. O travesseiro para sua cabeça deve manter a curvatura natural do seu pescoço e ser confortável. Um muito alto pode colocar seu pescoço numa posição que causa estiramento do músculo nas costas, pescoço e ombro.

Escolha um travesseiro que vá manter o seu pescoço alinhado com o peito e a parte inferior das costas. Seu travesseiro deve ser ajustável para que você possa dormir em posições diferentes. Substitua seus travesseiros a cada dois anos.

Independente da posição do sono, tente manter orelhas, ombros e quadris alinhados.

Se dormir de barriga para cima, um pequeno travesseiro sob joelho vai diminuir o impacto da coluna e melhorar a curva natural da mesma. O travesseiro deve apoiar a cabeça, além de manter a curva natural de pescoço e ombros.

Dormir de bruços pode provocar um estresse nas costas porque a coluna pode ficar desalinhada. Colocar um travesseiro debaixo do estômago e da pélvis pode ajudar a manter o alinhamento. O travesseiro para a cabeça deve ser plano ou você deve dormir até sem ele.

Se dormir de lado, um travesseiro firme entre os joelhos vai prevenir que sua coxa deixe a coluna desalinhada e diminui o estresse sobre a quadris e lombar. Puxe os joelhos ligeiramente em direção ao peito para dar apoio à coluna.

Coloque travesseiros em lacunas entre o seu corpo e o colchão.

Quando se virar na cama, lembre-se de não torcer ou dobrar a cintura, e sim mover o corpo inteiro como unidade. Mantenha o abdômen apertado e dobre os joelhos em direção ao peito quando peito quando rolar.

Fonte: O Globo.










Faça seu Comentário.

Porfavor: A moderação de comentário está ativada, isso pode atrasar a publicação do seu comentário. Não é necessário enviar novamente.