ago 31

Dormir bem é algo extremamente necessário. Muitas pessoas não conseguem dormir no mínimo oito horas por dia, e por este motivo enfrentam grandes dificuldades no decorrer no dia. É isso mesmo, se sentem cansados, indispostos, e totalmente sem forças para cumprir suas tarefas e obrigações com excelência. Para você que dificilmente consegue dormir oito horas por dia, saiba que isso é muito prejudicial à saúde, não pelo fato de que você estará totalmente cansada no final do dia e exalta no final da semana, mas também porque pode ser prejudicial à saúde, e resultar em diversos problemas e até mesmo doenças. Então se esforce ao máximo para dormir o tempo necessário por dia, não deixe que as obrigações prevaleçam, e tenha então uma boa noite de sono. Pode até mesmo parecer brincadeira, mas é algo realmente muito importante. Pois nos trás diversos benefícios, entre eles podemos facilmente perceber que a pele fica mais macia, a pessoa fica mais disposta para encarar as dificuldades e os desafios do dia, a cara de sono desaparece, a disposição para realizar atividades físicas permanece intacta, o rendimento na escola ou no trabalho aumenta. Entre outros fatores, como até mesmo o organismo da pessoa que começa a trabalhar melhor, evitando dificuldades em ir ao banheiro, e principalmente acabando com o inchaço de todo o corpo. Então para que tudo possa ocorrer perfeitamente, nunca troque uma boa noite de sono, por uma noite de trabalho, ou mesmo para assistir um filme de madrugada.

Fonte: www.blogdicas.com.br

ago 23
Ioga
icon1 admin | icon2 Sono | icon4 08 23rd, 2012| icon3Sem Comentários »

A ioga, que lida com a energia da mente e do corpo, pode ajudar a aliviar transtornos do sono. A maioria das pessoas já ouviu falar da ioga, mas relativamente poucas já praticaram essa antiga arte de auto-tratamento. Embora geralmente associada a religiões e práticas orientais, ela está sendo cada vez mais adotada por ocidentais devido a seus numerosos benefícios. Os mais notáveis são um aumento da circulação, uma melhor flexibilidade dos músculos e articulações, relaxamento e um sono melhor.

A ioga se baseia no princípio de que a mente, o corpo e o espírito trabalham em harmonia. Se o corpo estiver doente, isso afetará a mente e o espírito. Se a mente estiver inquieta e agitada, a saúde do corpo e do espírito será afetada. E se o espírito estiver esgotado, a mente e o corpo sofrerão. Existem muitas formas de ioga, e muitas delas utilizam várias posições que incluem alongamento e exercícios de respiração para integrar mente, corpo e espírito.

A ioga pode auxiliar nos problemas do sono relaxando músculos tensos, liberando a tensão e colocando o corpo em um profundo estado de relaxamento. Mas é um tipo de relaxamento que, para funcionar bem, precisa de atenção fixa. Os exercícios de respiração e alongamento são feitos para diminuir a ansiedade. A prática da ioga ajuda a deter o fluxo dos hormônios do estresse produzidos pelo corpo quando se está sob tensão. Na verdade, quando corpo, mente e espírito estão interligados e relaxados, você fica mais resistente ao estresse e, sem dúvida, dormirá melhor.

Antes de se deitar, experimente um dos exercícios a seguir para melhorar o relaxamento.

  • Deite no chão ou na cama com os braços ao longo do corpo e as pernas ligeiramente separadas. Relaxe totalmente o corpo. Respire lentamente pelo nariz, deixando o ar penetrar profundamente nos pulmões até sentir seu abdome se elevar. Expire lentamente. Preste atenção no seu corpo enquanto inspira e expira. Repita quantas vezes for necessário para se sentir calmo.
  • Sentado confortavelmente em uma cadeira com encosto reto, com as costas apoiadas e as pernas descruzadas, pratique a mesma técnica de respiração mencionada no exercício anterior. Após duas ou três respirações profundas, levante as mãos acima da cabeça e alongue-se como se tentasse alcançar o teto. Continue respirando enquanto se alonga. Preste atenção no seu corpo e na sua mente enquanto respira. Repita até se sentir mais relaxado e pronto para dormir.

Em pé, com os pés afastados na largura dos ombros, inspire profundamente, junte as mãos e eleve-as acima da cabeça, e, suavemente, levante-se sobre os dedos dos pés. Alongue todo seu corpo para cima. Expire lentamente enquanto abaixa os braços ao longo do corpo e coloca os calcanhares no chão. Repita mais uma ou duas vezes.

ago 22
Hipnose
icon1 admin | icon2 Sono | icon4 08 22nd, 2012| icon3Sem Comentários »

A hipnose, um método pelo qual se induz um relaxamento extremo, pode ser empregada para o tratamento de transtornos do sono. Algumas pessoas acreditam que a hipnose consiste em perder o controle. Mas, na verdade, trata-se de ganhar controle.

Uma pessoa que está realmente hipnotizada encontra-se em um profundo estado de relaxamento e está completamente ciente do que está acontecendo ao seu redor. Por essa mesma razão, a auto-hipnose pode ser útil no alívio dos problemas do sono associados ao estresse. Ela fornece uma ferramenta que você pode usar para induzir um estado profundo de relaxamento sempre que quiser.

Existem muitos métodos de auto-hipnose. Eis um que é razoavelmente fácil:

  • escolha uma afirmação positiva que expressa um desejo, por exemplo, “Cada respiração me faz sentir mais relaxado”;
  • tendo a afirmação em mente, deite-se e respire três vezes lenta e profundamente;
  • feche os olhos e, começando pela cabeça, passe a usar sua afirmação em diferentes partes do corpo: “Cada respiração torna minha testa mais relaxada”;
  • imagine-se eliminando toda tensão dessa parte do corpo enquanto expira, depois mude para outra parte. Continue usando a mesma afirmação com várias partes do corpo;

Continue sempre com a respiração regular, lenta e profunda. Então, conte de trás para a frente de 100 até 95 e imagine-se imediatamente sendo levado para um lugar calmo que você gostaria de visitar. Pode ser dentro ou fora de casa, desde que tenha paz e seja convidativo. Uma vez lá, repita sua afirmação três vezes. Fique e aprecie o lugar o quanto quiser. Quando se sentir preparado para sair, diga até logo ao seu local especial. Então, antes de abrir os olhos, diga a si mesmo que contará lentamente até três e, quando chegar ao três e abrir os olhos, você se sentirá completamente relaxado e pronto para desfrutar de um sono tranqüilo.

ago 21
Massagem
icon1 admin | icon2 Sono | icon4 08 21st, 2012| icon3Sem Comentários »

A massagem é uma das diversas estratégias manuais conhecidas coletivamente como trabalho corporal. Se você já recebeu uma boa e cuidadosa massagem, você conhece a sensação relaxante que se experimenta depois do tratamento.

Os benefícios da massagem são muitos. Ela é regularmente usada em clínicas esportivas e centros de reabilitação para relaxar ou aliviar músculos doloridos. A massagem também ajuda a diminuir o estresse, melhorar a circulação, aliviar a tensão, diminuir os batimentos cardíacos e a pressão arterial e, possivelmente, até fortalecer o sistema imunológico. Por isso, esses efeitos relaxantes podem tornar a massagem uma ajuda útil no restabelecimento do sono tranqüilo. A massagem pode ser especialmente benéfica no tratamento de problemas do sono que se originam do estresse, enxaqueca, dor e rigidez muscular e articular.

Se você optar por uma massagem profissional, não esqueça de dizer ao massagista se você tem algum problema ou lesão com a qual ele deve tomar cuidado, como artrite ou fibromialgia.

Uma das vantagens da massagem, evidentemente, é que você não precisa ir até um profissional para ter seus benefícios. Você pode pedir a sua companheira, a um amigo ou a um parente para lhe fazer uma massagem relaxante. Você também pode aplicar em si mesmo uma mini massagem, concentrada nos grupos musculares a seu alcance. Fazendo pequenos movimentos circulares com os dedos e as mãos, você pode massagear o couro cabeludo, testa, rosto, pescoço e ombros, braços, coluna lombar, pernas e pés. Existe também uma variedade de aparelhos massageadores, disponíveis em várias faixas de preços, que podem ajudar a ampliar seu alcance ou proporcionar sensação relaxante.

ago 20
Biofeedback
icon1 admin | icon2 Sono | icon4 08 20th, 2012| icon3Sem Comentários »

O biofeedback ainda não é um método amplamente reconhecido para se tratar transtornos do sono. No entanto, pode ajudar você a entrar em sintonia com seu corpo e seu ritmo, ajudando no sono. Como dissemos anteriormente, o estresse pode ser um obstáculo para o sono. E já que ninguém pode escapar do estresse completamente, a melhor maneira de evitar que ele continue roubando seu sono é aprender a lidar com ele. Com essa finalidade, você pode querer tentar uma técnica chamada biofeedback.

O treinamento de biofeedback pode ajudar você a aprender a controlar conscientemente algumas respostas físicas ao estresse. Começa com o uso de um simples dispositivo eletrônico que monitora seus batimentos cardíacos, respiração, pressão arterial e/ou tensão muscular por meio de eletrodos que são colocados na pele. Esses eletrodos dão o retorno, ou o “feedback”, do que o corpo está fazendo sob certas condições. Você pode usar esse feedback para reeducar as respostas de seu corpo.

Por exemplo, quando você está em uma situação estressante, seus batimentos cardíacos e sua respiração aceleram, sua pressão arterial aumenta e seus músculos ficam tensos. Mas, mudando seus pensamentos para cenas ou situações calmas ou respirando lenta e profundamente, de forma consciente, você pode diminuir seus batimentos cardíacos, baixar a pressão arterial e aliviar a tensão muscular. A máquina de biofeedback torna essas reações fáceis de se reconhecer. Por exemplo, a máquina pode ser programada para apitar a cada batimento cardíaco, assim, você pode saber quando seu coração está rápido ou lento.

A combinação desse feedback com o treinamento em técnicas de relaxamento, como visualização, meditação ou mesmo simples exercícios de respiração, pode ajudar você a perceber quando o estresse está afetando negativamente seu corpo e, assim, a tomar medidas ativamente para reverter os efeitos. Com a prática, você consegue reconhecer melhor as respostas do estresse, de modo que, no fim das contas, não precisa mais da máquina de biofeedback. Dessa maneira, o biofeedback pode ajudar indivíduos cujos problemas de sono se originam da falta de controle do estresse e da ansiedade.

A maioria das pessoas que decide tentar o biofeedback procura um profissional treinado para auxiliá-la no tratamento. Se você tomar essa decisão, procure um profissional qualificado. Também existe a opção de comprar um equipamento não muito caro de biofeedback para seu próprio uso. Essas unidades caseiras vêm com instruções detalhadas para um uso adequado.


ago 17
Meditação
icon1 admin | icon2 Sono | icon4 08 17th, 2012| icon3Sem Comentários »

A meditação pode ser uma maneira eficaz de acalmar a mente e aliviar os transtornos do sono. Você nunca teve uma noite, ou noites, em que não conseguia dormir por causa de preocupações? Evidentemente, todos já tivemos. A meditação é uma excelente maneira de controlar essas preocupações, além de ser uma forma segura e simples de equilibrar seus estados físico, emocional e mental.

A meditação não é bem um esvaziamento da mente, mas uma espécie de calmante. Uma das primeiras coisas que as pessoas percebem quando começam a meditar é a rapidez e a intensidade com que surgem seus pensamentos.

Um iniciante em meditação achava ser esse o caso quando se matriculou em uma turma de meditação. Na primeira aula, foi instruído a deitar no chão e simplesmente prestar atenção em sua respiração por dez minutos. Pensou consigo mesmo, “É isso? Vai ser fácil”. Fechou os olhos e, em segundos, foi como se alguém tivesse ligado o seu vídeo cassete mental: desentendimentos no trabalho, contas, recados, cenas de programas de TV, e outros pensamentos passaram por sua mente como um velho filme mudo acelerado. Quando se passaram os dez minutos, ele se sentiu mais tenso do que quando começou.

Mas a experiência lhe deu uma pista da razão pela qual tinha tanta dificuldade em pegar no sono à noite e porque se sentia tão irritado e apressado o tempo todo. Após várias semanas participando das aulas e praticando o que aprendeu, ele gradualmente foi começando a lidar com alguns de seus pensamentos preocupantes e descobriu que podia dormir com muito mais facilidade quando se deitava à noite.

Durante a meditação, o pulso diminui, a pressão arterial baixa, o suprimento de sangue para os braços e pernas aumenta, os níveis de hormônios do estresse caem e as ondas cerebrais se assemelham a um estado de relaxamento encontrado nos primeiros estágios do sono. Essas são todas mudanças físicas que podem ser conseguidas aprendendo-se a liberar a mente de obstáculos e a concentrar-se em seus pensamentos. Você pode usar a meditação para liberar e refrescar a mente durante o dia ou para ajudar a relaxar à noite antes de dormir.

Embora a meditação pareça fácil, ela precisa de prática para ser bastante eficaz. Talvez a parte mais difícil seja conseguir impedir pensamentos que ameacem a tranqüilidade que você procura. Mas se praticar todos os dias, será mais fácil. Você provavelmente descobrirá que está aguardando por essas pausas na sua vida agitada e que o sono vem mais facilmente quando se tem uma mente calma e relaxada.

ago 15
Aromaterapia
icon1 admin | icon2 Sono | icon4 08 15th, 2012| icon3Sem Comentários »

A aromaterapia é normalmente usada para aliviar o estresse, mas também é útil no tratamento de transtornos do sono. A aromaterapia é o uso terapêutico de óleos essenciais para aliviar e curar, e é uma das terapias complementares que mais cresce no mundo ocidental. Na aromaterapia, os óleos essenciais são para uso tópico e não interno. Diz-se que os óleos essenciais estimulam uma área do cérebro, conhecida como sistema límbico, que controla o humor e a emoção. Apesar de faltarem estudos que comprovem os resultados obtidos pela aromaterapia, muitas pessoas a acham um complemento calmante para aliviar a tensão, proporcionar relaxamento e ajudar no sono como.

Os óleos essenciais geralmente são encontrados em lojas de produtos naturais, embora, hoje, muitas farmácias também tenham uma variedade desses óleos. O óleo recomendado com mais freqüência para ajudar no sono é o de lavanda, mas existem outros que também podem ter um efeito calmante.

Experimente adicionar algumas gotas de óleo essencial em água quente para um banho de banheira relaxante ou para lavar os pés, ou passar o óleo em um lenço ou em um travesseiro pequeno. Você também pode aplicar algumas gotas em um difusor de calor próximo a sua cama para espalhar a fragrância pelo quarto, ou usar um anel feito especialmente para ser colocado na lâmpada de um abajur (o calor da lâmpada espalha a fragrância).

Você também pode querer combinar os benefícios relaxantes da aromaterapia e massagem criando seu próprio óleo de massagem aromatizado. Dilua de uma a três gotas de óleo essencial para cada colher (de chá) de óleo vegetal sem perfume, como óleo de amêndoa ou de semente de uva (não aplique óleo essencial não diluído diretamente sobre a pele). Como algumas pessoas são mais sensíveis a esses óleos do que outras, comece com a menor quantidade e vá experimentando até encontrar a combinação que funciona melhor para você.

ago 14
Acupuntura
icon1 admin | icon2 Sono | icon4 08 14th, 2012| icon3Sem Comentários »

A acupuntura, uma forma de terapia alternativa, está se tornando um método cada vez mais popular para tratar muitos problemas de saúde, como transtornos do sono por exemplo. A acupuntura data de milhares de anos atrás e tem sua origem nas práticas orientais de cura. Ela se baseia em um conceito que afirma que toda doença é resultado de um desequilíbrio da energia sutil que se move pelo corpo. Essa energia se movimenta por 14 caminhos no corpo chamados meridianos. Com o tempo, profissionais da área identificaram e mapearam esses meridianos. O tratamento feito por um acupunturista consiste em inserir agulhas muito finas em vários pontos ao longo desses meridianos para aumentar, diminuir ou equilibrar o fluxo de energia.

Na comunidade científica ocidental, existe um grande ceticismo em relação ao uso da acupuntura, principalmente por não haver estudos comprovando sua eficácia. Contudo, o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos afirmou recentemente que existem provas suficientes que indicam que a acupuntura pode ser útil no controle de náuseas e de certos tipos de dores.

A acupuntura também foi sugerida (e muito usada no oriente) como um remédio para a insônia, embora faltem provas científicas desse benefício específico. Entretanto, vale a pena tentar a acupuntura, especialmente em pessoas que sofrem de dores crônicas que afetam a capacidade de se ter um sono tranqüilo.

A maioria das pessoas ouviu falar de alguém que obteve ajuda da acupuntura, mas reluta em tentar ela própria porque tem medo da agulha. Mas, o consenso da maioria das pessoas que utilizaram a acupuntura é que o procedimento causa pouco ou nenhum desconforto, e muitas afirmam que realmente receberam benefícios com o tratamento. Efeitos colaterais da acupuntura são raros e parecem surgir em decorrência de tratamentos feitos por acupunturistas não qualificados.

Se você resolver tentar a acupuntura para resolver os seus problemas de sono, procure um especialista licenciado, caso seja uma profissão regulamentada pelo governo de seu país. Além disso, certifique-se de que o acupunturista usa agulhas esterilizadas e descartáveis para diminuir qualquer risco de contaminação por meio do sangue.

Outro tratamento alternativo para auxiliar no sono é a acupressão. A acupressão também utiliza os mesmos pontos de meridianos da acupuntura, mas em vez de agulhas, a aplicação é feita com pressão dos dedos para estimular os pontos ao longo dos meridianos, a fim de aumentar, diminuir ou equilibrar a energia que circula pelo corpo.

 

ago 13

Os auxílios naturais para o sono são vistos com ceticismo por muitas pessoas. Eles trazem à mente imagens de médicos charlatães, vendedores ambulantes de tônicos, além daquelas vitaminas “milagrosas” anunciadas na televisão. Temos motivos de sobra para sermos céticos com esses produtos que prometem curas porque não há nenhuma prova de sua eficácia, a não ser o testemunho de pessoas que dizem tê-los usado. Boa parte dessa “magia” vem em forma enganosa para convencer as pessoas a gastarem dinheiro.

Infelizmente, esses truques podem mascarar o fato de que existem poucas abordagens alternativas que podem realmente ajudar as pessoas a lidar com sua saúde e, em particular, com seu sono. Algumas dessas alternativas podem ser mais baratas e de aplicação mais fácil do que as opções farmacêuticas. Isso não quer dizer que todos os remédios alternativos sejam necessariamente eficazes, mais baratos que outros medicamentos ou estão livres de efeitos colaterais.

Eles também não devem ser utilizados para combater os transtornos graves do sono ou insônia, que provocam fadiga intensa durante o dia. Tais problemas necessitam de intervenção médica. Mas algumas terapias alternativas podem ajudar a combater a insônia causada pelo estresse. Na verdade, quase todos os remédios discutidos nesse artigo têm a finalidade de ajudar você a relaxar, de modo que o sono venha mais facilmente.

ago 12

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