jul 30

Pesquisa inglesa aponta que redução das horas de sono aumenta a chance de morrer. Para médico do InCor, a privação do sono tem efeitos indesejáveis e pode facilitar a ocorrência de doença coronariana.

Dormir pouco para aproveitar o dia ou fazer todas as atividades do cotidiano pode ser perigoso e trazer problemas mais graves que a simples lentidão de raciocínio e a falta de atenção.

Uma boa noite de sono é importante para manter o coração saudável, e a falta dele pode colaborar para o desenvolvimento de problemas cardíacos.

É o que concluiu uma pesquisa recente feita por cientistas de universidades inglesas. Eles mostraram que adultos que dormiam em torno de sete horas por noite e passaram a dormir cinco ou menos tiveram 70% mais chances de morrer, de 11 a 17 anos depois, em relação aos que continuaram dormindo sete horas.

Já o risco de o motivo da morte ser um problema do coração foi o dobro. Isso significa que é importante encontrar tempo para dormir o necessário para evitar problemas a longo prazo.

Para Luciano Drager, médico que estuda a relação entre sono e sistema cardiovascular no InCor (Instituto do Coração), há evidências de que a privação do sono promove efeitos indesejáveis ao coração e compromete o endotélio – camada mais interna das artérias.

Isso contribui para diminuir a capacidade de dilatação das artérias, facilitando a ocorrência de pressão alta e doença coronariana. “Osono é um período de relativo repouso para o sistema cardiovascular. Em média, há uma queda da pressão e da freqüência cardíaca de 10% em relação ao período de vigília [quando se está acordado]“, diz Drager.

Ele destaca que o sono é importante não apenas para estar bem no dia seguinte mas também para a integridade do sistema cardiovascular. Na medida Nem de mais nem de menos.

A pesquisa conclui que dormir em média sete horas por noite é “ótimo para a saúde” em termos de prevenção. Isso porque, além dos efeitos maléficos da privação de sono, o aumento da necessidade de horas dormindo também pode significar problemas.

jul 24

No inverno é muito mais gostoso ficar na cama porque o corpo pede sempre para dormir, principalmente nestas quedas de temperaturas, o que devemos saber que esse tipo de comportamento não nenhum motivo de preguiça, segundo algunsmédicos  isso é o corpo que está se adaptando com as mudanças, no inverno o nosso metabolismo não é tão acelerado como no verão, por isso que o nosso corpo exige mais a cama sono não aumenta nesta época o que nos faz ficar mais na cama é oconforto, já é provado que quando dormimos mais o nosso corpo fica mais descansado e temos mais ânimo para o trabalho e a correria do dia a dia.

Dormir é muito importante para o nosso organismo, é provado que no inverno dormimos mais é lógico que o corpo pede porque o nosso metabolismo fica menos acelerado, por isso ficamos mais quietos, propiciando ainda mais a vontade de ficar na cama, no inverno o ambiente também é um fator primordial, pois ficamos mais aconchegados, agasalhados, e procuramos lugares quentes e nosso corpo descansa mais porque o sono sempre é mais tranqüilo, e ainda as noites são mais longas que nos faz dormir sempre mais.

Muitas pessoas acham que o sono aumenta quando a temperatura cai, pois realmente é apenas uma impressão o sono continua sempre o mesmo, nosso corpo necessita de algumas horas de sono para estar pronto para a batalha do dia seguinte, não adianta ficar mais na cama achando que vamos dormir mais a meta já foi cumprida. Nenhum organismo dorme sempre mais ou além do necessário o nosso corpo sempre contra a necessidade de dormir, a pessoa pode sim ficar mais lenta mais é por causa de uma noite mal dormida e não porque o sono foi pouco.

Não tem uma regra de quantas horas o quer os estudos confirmam é que os bebês apresentar maior necessidade de dormir que geralmente leva em torno de 16 horas, depois que chega adolescência dez horas de sono é o suficiente, quando ficamos adultos o sono diminuiu ainda mais passando para oito horas isso é sempre o necessário para que o corpo descanse, más ainda tem pessoas que satisfaz com apenas 4 a 6 horas e tem os que gostam de dormir muito que varia em 12 horas.

jul 19

Cuidados com o ambiente e objetos caseiros para evitar crises incluem a troca de travesseiros

O ar mais seco e frio, condições predominantes durante o inverno, são fatores que propiciam a ocorrência das crises alérgicas. Aqueles que sofrem durante todo o ano com o problema têm no inverno crises intensificadas de espirros, congestão nasal, crises de falta de ar e, conseqüentemente, noites mal dormidas.

A doença é uma reação exagerada do organismo diante do contato com agressores ambientais, como os ácaros, ainda mais dissipados no ambiente por conta do clima. O ácaro é o principal agente de substâncias causadoras de alergias numa casa se proliferando nas camas, colchões e travesseiros cujo grau de umidade e presença de materiais orgânicos são favoráveis para sua reprodução.

Os ácaros, que são poluentes biológicos, agridem ainda mais as pessoas alérgicas, colaborando para um sono de má qualidade. Os ácaros presentes no travesseiro, por exemplo, se alimentam das secreções que eliminamos durante o sono, como suor e peles mortas e essa “invasão” estimula uma resposta do sistema imunológico, desencadeando a alergia. Com o tempo, um travesseiro repleto de impurezas torna-se ambiente propício para proliferação de ácaros, fungos e bactérias, se transformando em fontes prováveis de diversos tipos de alergia, principalmente nessa época do ano.

Não é porque o travesseiro apresenta uma aparência perfeita que significa que ele está livre dos ácaros. A vida útil de um travesseiro é, em média, de cinco anos de uso, mas é recomendado que se faça a troca de dois em dois anos, pois a prolongação do seu uso pode ser uma grande fonte de contaminação e alergias. É importante destacar que tudo isto pode ser minimizado com o uso de travesseiros com tratamento antiácaros, assim como os travesseiros da Daune.

jul 16

Seis e meia da manhã. Ainda está escuro lá fora, faz um frio de rachar e falta coragem para levantar da cama. Se você pensa que é pura preguiça, console-se— dormir mais horas no inverno é tão natural no ser humano como em alguns animais. Pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde Mental de Bethesda, em Maryland, nos Estados Unidos, concluíram que o padrão de sono dos homens é muito parecido com o de animais que normalmente dormem mais no inverno, como esquilos e ovelhas.

Simulando dias e noites em laboratório, os pesquisadores notaram que uma pessoa dorme profundamente durante toda a noite no verão, mas no inverno alterna dois períodos de sono profundo com um leve despertar. A luz artificial da vida civilizada, que ignora as noites mais longas do inverno e força a padronização do sono ao longo do ano, pode causar danos à saúde, mas os pesquisadores ainda não sabem como. Só têm algumas pistas — as pessoas que dormiram durante toda a noite de inverno produziram mais hormônios do crescimento, prolactina e melatonina (duas substâncias neurotransmissoras), um indício de que a luz artificial pode ter alterado o padrão normal de secreção de hormônios no corpo humano.

jul 13

jul 10

Se você é uma pessoa que infelizmente possui várias dificuldades em dormir, vamos agora rapidamente lhe proporcionar algumas dicas para que você possa ter uma noite relaxante e descansar como se deve ser todas as noites de sono.
Realmente não conseguir dormir deve ser muito frustrante, principalmente quando o dia foi cheio, você trabalhou muito, porém por algum motivo você não consegue dormir e ainda precisará acorda cedo novamente no dia seguinte.
Mas caro leitor, saiba que para mudar isso existem diversas saídas, e se você seguir a risca sem dúvidas vai lhe ajudar muito.
Assim você não precisará tomar remédios, ligar a televisão para dormir, e muito menos contar carneirinhos.
A primeira de todas as sugestões seria que você tomasse um banho antes de dormir. Mas precisa ser bem na hora de ir se deitar, pois então o cansaço vem e você poderá realmente “desmaiar” e “capotar” ao adentrar no meio das cobertas.
Seria bom também levar em conta que vários travesseiros são uma estratégia brilhante, pois talvez você precise descansar mais as pernas, os braços e colocá-los mais para cima, pode então proporcionar mais conforto.
Seria algo muito bom para se conseguir uma boa noite de sono que você também buscasse a Deus antes de dormir, agradecendo por mais um dia de vida.

jul 5