jan 25

Não somente a posição na hora de dormir que deve ser levada em conta, mas também o travesseiro ideal, pois ele ajuda muito na hora de dormir, e quando utilizado impropriamente pode trazer sérias conseqüências.
O travesseiro não deve ser nem muito baixo nem alto, mas num tamanho proporcional com você.
O material deve ser de qualidade, evitando possíveis alergias a peles mais sensíveis.
Os especialistas costumam recomendar que as pessoas não durmam de bruço, pois força demais, podendo provocar, mau jeito, torcicolo, pontadas, insônia entre outras coisas.
Então escolha o travesseiro certo.

 

jan 24

A hora de dormir é uma das melhores do dia pois é através desse sono que relaxara de uma forma muito boa esquecendo de todos os problemas que viveu naquele dia, mas uma coisa que se deve ser levada em consideração é a forma correta de dormir que se não deitar de forma correta pode estragar uma boa noite de sono.

E a forma correta de se dormir é de lado com braços sobre o peito e o outro não pode estar embaixo do travesseiro, e se você tiver as pernas finas deve procurar sempre dormir com uma almofada ou travesseiro entre eles pois isso ajuda e muito a ter um sono bom e gostoso.
Mas outras coisas podem alterar e muito a noite de sono como o colchão errado ou um travesseiro ruim, esses dois fatores podem prejudicar muito sua noite de somo e também sua saúde que pode piorar ao longo do tempo principalmente a parte lombar da pessoa que sofre muito com o mau jeito de dormir.

Fonte: www.guiadicas.net

jan 24

A pesquisa também divulgou que uma pessoa que não dorme há mais de 19 horas comete mais erros (concentração, falta de atenção e reflexo) do que alguém que bebeu 0,8 g de álcool – quantidade equivalente a três doses de uísque.

E como é durante o sono que as experiências vividas ao longo do dia são memorizadas, pessoas que dormem mal podem apresentar perda da memória de fatos recentes.

Além disso, cerca de 70% do hormônio do crescimento GH é secretado durante o sono. A falta dele pode causar enfraquecimento dos ossos, perda de massa muscular (tudo aquilo que você demorou horas pra ganhar na academia!), acúmulo de gordura na região abdominal (aquela barriguinha) e alterações no sistema imunológico.

 

jan 17

Se você tem o costume de emendar um dia no outro, ficar acordada até tarde assistindo à TV e levantar cedo no outro dia pra ir pra escola, preste atenção! Uma pesquisa – desenvolvida pela Universidade de Stanford, EUA – revela: quem dorme menos que o necessário tem menos vigor físico, envelhece mais rápido, desenvolve tendência à obesidade e a infecções.
Bem, como não queremos nada disso, é bom saber que, em geral, um adolescente deve dormir no mínimo 8 horas por dia. Se você tem economizado horas de sono, é bom rever os seus horários.

jan 13

A maioria dos adultos precisa de sete a nove horas de sono por noite. Isso é uma média. A quantidade de horas de sono varia de acordo com a pessoa. Você, por exemplo, deve saber de quanto tempo de sono precisa para se sentir bem.

A quantidade de sono necessária diminui com a idade. Um bebê recém-nascido chega a dormir 20 horas por dia. Aos quatro anos, a média é de 12 horas por dia. Aos 10, a média cai para 10 horas por dia. As pessoas mais velhas dormem cerca de seis ou sete horas por dia.

jan 12
Perdendo noites
icon1 admin | icon2 Sono | icon4 01 12th, 2012| icon3Sem Comentários »

Uma maneira de entender por que dormimos é ver o que acontece quando não dormimos o suficiente.

• Como você sabe, perder uma noite de sono não é o fim do mundo. No dia seguinte, a pessoa pode ficar irritada, pode ficar facilmente cansada ou hiperativa, em razão da adrenalina.
• Se a pessoa perder duas noites de sono, as coisas ficam piores. A concentração fica mais difícil e a pessoa se torna consideravelmente desatenta. Os erros passam a ser mais comuns.
• Depois de três dias, a pessoa começa a ter alucinações e é impossível pensar de forma clara. Se a pessoa não dormir, ela começa a perder o senso da realidade. Ratos forçados a não dormir acabam morrendo, provando que o sono é essencial.

Uma pessoa que não dorme o suficiente pode experimentar muitos desses problemas com o passar do tempo.
Duas outras coisas acontecem durante o sono. O hormônio de crescimento nas crianças é secretado durante o sono, assim como algumas substâncias fundamentais para o sistema imunológico. Você pode se tornar mais propenso a doenças se não dormir o suficiente, e as crianças podem ter seu desenvolvimento comprometido.
Mas a pergunta continua: por que precisamos dormir? Vamos dar uma olhada em algumas possíveis razões.

jan 11
Quem dorme?
icon1 admin | icon2 Sono | icon4 01 11th, 2012| icon3Sem Comentários »

Répteis, aves e mamíferos dormem. Isso significa que eles ficam inconscientes durante um período. Alguns peixes e anfíbios diminuem sua consciência, mas não dormem da mesma maneira que os vertebrados superiores. Aparentemente, os insetos não dormem, apesar de ficarem inativos durante o dia ou a noite.

Ao analisar as ondas cerebrais dos répteis, descobriu-se que eles não sonham. Já os pássaros sonham um pouco. Todos os mamíferos sonham durante o sono.
Cada animal dorme de maneira diferente. Alguns animais, como os humanos, dormem em uma longa sessão. Outros animais, os cães, por exemplo, gostam de dormir em curtos períodos. Alguns dormem durante a noite, outros dormem durante o dia.

Curiosidades:
- As vacas podem dormir de pé, mas só sonham quando estão deitadas.
- As baleias e os golfinhos precisam respirar conscientemente; por isso, cada metade do cérebro dorme em momentos diferentes uma da outra, já que uma precisa estar ativa para a respiração.

jan 10
Sonhos
icon1 admin | icon2 Sono | icon4 01 10th, 2012| icon3Sem Comentários »

Por que existem os sonhos, afinal? De acordo com Joel Achenbach, em seu livro Why Things Are (em inglês), o cérebro cria os sonhos por meio de uma atividade elétrica aleatória. Aleatória é a palavra-chave aqui. A cada período de 90 min, o tronco cerebral envia impulsos elétricos para o cérebro, de forma desordenada.

A parte analítica do cérebro, o prosencéfalo, tenta desesperadamente achar algum sentido nesses sinais. É como olhar para um teste de Rorschach, uma mancha aleatória de tinta em um papel. A única maneira de compreender o sonho é interpretá-lo metaforicamente, simbolicamente, já que não existe mensagem literal.
Isso não significa que os sonhos não fazem sentido ou devem ser ignorados. A maneira como nosso prosencéfalo tenta “analisar” as imagens aleatórias e descontínuas de nosso cérebro pode nos dizer algo sobre nós mesmos, da mesma forma que uma mancha de tinta pode ser reveladora. Talvez até existe uma razão na loucura. Nossas mentes podem estar trabalhando nesses problemas profundos por meio desses sonhos metafóricos.

Aqui estão algumas coisas que você deve ter notado sobre os sonhos.
• Os sonhos contam uma história. Eles são como um programa de TV, com cenas, seus elementos visuais e personagens.
• Os sonhos são egocêntricos. Eles quase sempre envolvem você.
• Os sonhos incorporam coisas que aconteceram com você recentemente. Eles também estão relacionados com seus medos e desejos mais profundos.
• Um barulho no ambiente também pode ser integrado ao sonho, o que reforça a idéia de que os sonhos são simplesmente a resposta do cérebro aos impulsos aleatórios.
• Você geralmente não pode controlar um sonho. Na verdade, os sonhos enfatizam sua falta de controle e impossibilidade de correr ou gritar. Entretanto, existem os sonhos lúcidos (em inglês), que podem ser controlados.

Sonhar é importante. Nos experimentos de sono em que a pessoa acorda toda vez em que entra no sono REM, ela se torna cada vez mais impaciente e sente desconforto.

jan 9
Sono REM
icon1 admin | icon2 Sono | icon4 01 9th, 2012| icon3Sem Comentários »

Durante a noite, algo inesperado acontece: o sono REM (movimento rápido dos olhos). A maioria das pessoas tem de três a cinco períodos de sono REM por noite. Nessa fase do sono, as ondas cerebrais ficam tão rápidas quanto as ondas dos níveis de consciência.

Se você observar uma pessoa ou um cão em sono REM, você vai ver seus olhos se movendo de um lado para outro rapidamente. Durante o sono REM, os braços, pernas e músculos faciais de muitos cães e algumas pessoas se contraem. Os outros períodos do sono são conhecidos como NREM (não-REM). Durante o sono REM acontecem os sonhos. Se você acordar uma pessoa durante o sono REM, ela pode se lembrar claramente dos sonhos. Se você acordar uma pessoa durante o sono NREM, ela provavelmente não estará sonhando.

Você precisa passar pelos sonos REM e NREM para ter uma boa noite de sono. Uma pessoa normal passa cerca de 25% da noite em sono REM e o resto em NREM. Uma sessão REM – um sonho – dura de cinco a trinta minutos. Remédios podem atrapalhar uma boa noite de sono. Muitos deles, inclusive os remédios para dormir, mudam a qualidade do sono e da fase REM.

jan 6

Posso lavar meus travesseiros e edredons ?

A Daune recomenda que produtos à base de penas e plumas sejam lavados a seco, periodicamente, a cada 3 anos, em lavanderias especializadas.

A lavagem de travesseiros e edredons da Daune em casa é uma operação delicada que coloca em risco a qualidade do produto e pode invalidar a garantia do produto. Caso você opte por esse procedimento, lembre-se:
> a água não deve exceder a temperatura máxima de 40 graus centígrados;
> não utilize cloro;
> não utilize lavadoras do tipo tanquinho;
> enxágüe bem a peça, retirando todo resíduo de sabão, que pode causar odor;

Após a lavagem, coloque imediatamente em secadora com tambor rotativo.
A centrifugação deve ser bastante forte. Se tiver velocidade reduzida, deixe a peça secando por mais tempo.
Caso contrário, o produto seca somente nas extremidades e o miolo permanece úmido, comprometendo a qualidade da peça;
Nunca use a secadora de varal.

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