dez 13

A hora de dormir é talvez uma das horas mais esperadas do nosso dia. Além de promover o descanso e relaxamento, uma boa noite de sono também pode ajudar a controlar problemas de hipertensão, diabetes, diminuir riscos de doenças cardiovasculares e ainda prevenir a obesidade e depressão.

Saiba mais »

dez 6

Quer saber como deixar as suas roupas de cama impecáveis? Então você chegou no lugar certo. Listamos nesta postagem 10 cuidados essenciais para lavar cobertor, edredom e lençol. De brinde ensinamos ainda como guardar a roupa de cama otimizando espaço no seu guarda-roupa.

Saiba mais »

nov 29

Quem passa pelo menos três noites por semana com dificuldade para dormir, por mais de um mês seguido, provavelmente sofre de insônia crônica e precisa de tratamento médico. Mas se o problema não é tão grave assim, pode ser que um empurrãozinho de plantas naturais já resolva a situação.

Saiba mais »

nov 22

Os problemas de sono atingem os sexos de maneira diferente, como reforçam os dados de um novo estudo da Universidade de Queensland, na Austrália. Comecemos logo de cara pela ala feminina: a avaliação, conduzida com 744 pacientes, apontou que elas apresentam sintomas mais severos de insônia e sonolência diurna.

Saiba mais »

nov 13

No verão, cumprir a meta de dormir oito horas por noite é uma tarefa mais difícil. Além do desconforto provocado pelas altas temperaturas, os dias longos aumentam o período de exposição à luz solar – o que prejudica a secreção de melatonina, o hormônio que promove sonolência e é produzido apenas na escuridão. O prejuízo é ainda maior porque a estação coincide com as férias. “Nesse período, as pessoas costumam dormir e acordar mais tarde que o normal, confundindo o relógio biológico”, diz Maurício Bagnato, especialista em medicina do sono do Hospital Sírio-Libanês. “Para não sofrer com a mudança de ritmo, é preciso sincronizar novamente o relógio biológico, criando uma rotina com horários regulares um pouco antes do retorno ao trabalho.” Conheça as orientações para garantir a qualidade do sono durante o verão.

Saiba mais »

out 25

Dormir mais no fim de semana para tentar suprir a privação de sono sofrida nos dias úteis não é uma estratégia eficaz para reparar os danos causados ao corpo pelas poucas horas de descanso. Em artigo divulgado na publicação científica “American Journal of Physiology-Endocrinology and Metabolism”, pesquisadores argumentaram que a tentativa de compensação não é capaz de evitar que o indivíduo apresente, por exemplo, dificuldades de concentração.

Saiba mais »

out 18

A insônia se caracteriza pela incapacidade de conciliar o sono e pode manifestar-se em seu período inicial, intermediário ou final.

O tempo necessário para um sono reparador varia de uma pessoa para outra. A maioria, porém, precisa dormir de sete a oito horas para acordar bem-disposta. Pesquisas recentes sugerem que aqueles que consideram suficientes quatro ou cinco horas de sono por noite, na realidade, necessitariam dormir mais. Aparentemente, pessoas mais velhas dormem menos. Entretanto, o tempo que passam dormindo pode ser exatamente o mesmo da mocidade, dividido em períodos mais curtos e de sono mais superficial.

Saiba mais »

out 11

Quem costuma sofrer com os efeitos do adiantamento dos relógios em uma hora, por causa do horário de verão, deve começar a se preparar alguns dias antes da mudança, que ocorre dia 15 de outubro.

Saiba mais »

out 4

Dormir bem é o ponto chave para uma vida saudável e longe de doenças. Uma boa noite de sono promove sensação de bem-estar, fazendo com que você acorde disposto para mais um dia e com mais energia. Quando dormir à noite torna-se uma tarefa difícil e a insônia se instala é hora de procurar ajuda para o tratamento ideal em vista de mais qualidade de vida. Conheça os diversos tipos de chás para dormir e como usá-los.

Saiba mais »

set 27

A maioria das pessoas sabe que a postura é importante, mas ela não se aplica apenas para sentar-se ou ficar de pé. Os músculos e ligamentos das costas relaxam e se curam quando estamos dormindo. O Centro Médico da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, dá uma série de dicas evitar lesões, prestando atenção na forma como dormimos, além de como escolher colchão e travesseiros adequados.

Saiba mais »

« Previous Entries